Se você tem alguma história ou material que queira mostrar aqui no nosso Blog envie um email para memoriasdorockarcoense@gmail.com

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Snowflake

Snowflake, desenhado pelo Tunico (Bruno Rodrigues) em 2003
Em meados de 2002, Daniel Mudo tinha acabado de deixar a banda de punk rock Skullcrushers (que posteriormente passaria a tocar heavy metal) com o intuito de formar outra banda de punk rock com seus colegas do 1º ano do ensino médio, Wesley e Thiago Jorge. Wesley (guitarra) era um velho amigo com o qual Mudo (baixo) já tinha tocado junto em eventos escolares e os dois tinham acabado de conhecer Thiago Jorge no colégio. Reza a lenda que Thiago Jorge disse que tocava bateria para montarem a banda, porém nunca tinha tocado bateria antes (ele nem tinha bateria). Mudo comprou a bateria mais barata que encontrou no mercado e em agosto de 2002 começaram os ensaios com uma formação trio. Como nenhum dos três tinham muito talento para cantar, convidaram o amigo Thiago Xavier para assumir os vocais, o qual trouxe junto o jovem Rodolpho Vaz, ambos já fazendo parte de outra banda de Arcos, os Snakes. Logo no início a ideia de tocar somente punk rock foi deixada de lado e a banda ensaiava covers de Nirvana, Guns'n'Roses, Dire Straits, Kiss, etc. Algumas fotos dessa formação foram feitas mas o filme queimou, assim, o único registro dessa formação são algumas músicas gravadas em fita K7 nos ensaios na casa do Mudo.
SkullCrushers (2002)
Após alguns ensaios, Mudo, Wesley e Thiago estavam decididos a mudar o estilo da banda para o que os três estavam mais ouvindo na época: Metallica e Black Sabbath. Essa não era muito a praia de Thiago Xavier e Rodolpho, então a Snowflake voltou a ser um trio ainda em 2002.
Snowflake: Thiago Jorge, Wesley e Mudo. (2002)
 O Mudo tentou assumir os vocais por um tempo, mas quando a banda foi chamada para tocar durante uma gincana escolar no colégio Dom Belchior, ele chamou o Ricardo, já conhecido vocalista na região, com o qual tinha tocado junto na banda Code, no início de 2002. Após essa apresentação na escola, Ricardo aceitou o convite para integrar a banda definitivamente.
Snowflake com Ricardo (2002)
Snowflake com Ricardo e Wesley - (2002)
No início de 2003 a banda fez sua primeira apresentação, ao lado da banda Skullcrushers. O palco era um caminhão estacionado em frente à sorveteria da Mônica, ideia do Adriano “Hanói” Santos. Havia um grande público, as bandas sofreram com a má qualidade do som e as pessoas estranharam um show de punk rock e heavy metal que tinha sido anunciado como grito de carnaval. Sem dúvidas foi marcante para quem esteve presente.
Esta apresentação precedeu um dos maiores festivais, senão o maior festival de bandas de rock em local público que aconteceu em Arcos. Organizado por Donizetti Bernardes (que em 2001 já havia promovido outro festival histórico para o rock arcoense no Tio Patinhas), o Encontro de Bandas de Garagem em julho de 2003 foi um divisor de águas para as bandas da cidade, e a Snowflake participou estreando o novo guitarrista Lucas Sagaz (Wesley havia saído alguns meses antes). O repertório contou com Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin e Metallica.
Encontro de Bandas de Garagem (2003).

Ainda em 2003 a banda participou de um festival em Lagoa da Prata em formato de concurso, em que cada banda tocava 3 músicas, sendo uma autoral (Snowflake fez um blues básico com ajuda de Pedro Trocoli, futuro líder dos Flexionators, para escrever a letra), tocando em dois fins de semana. A banda ficou com a 3ª colocação. No mesmo período participou de outro show na praça do Vivi em Arcos, este nas comemorações do Dia do Estudante.
Snowflake em Lagoa da Prata (2003).

Abaixo o áudio de Snowflake's Blues, canção da banda Snowflake em parceria com o Pedro Trocoli (The Flexionators!). Esse aúdio foi gravado do show na Praça do Vivi em 2003:


Matéria publicada em um jornal sobre a banda, pra variar, há um erro de grafia no nome Snowflake.
 Um dos shows mais loucos da história da Snowflake aconteceu no salão paroquial de Cunhas. Isso mesmo. A banda foi chamada para fazer um som, alugaram uma van, levaram os esquipamentos de ensaio e uma galera de Arcos. Chegando lá a surpresa: o show seria após o bingo da igreja, no salão paroquial. O pau quebrou. Alguns dizem que daí surgiu a ideia de realizar o Fest Rock de Iguatama, que rolou em dezembro de 2003 e a Snowflake marcou presença, assim como na segunda edição, em 2004.
Snowflake no Fest Rock de Iguatama (2003).
Em 2004, a banda continuou se apresentando em eventos públicos e no bar do Hanói. Durante um período o Ricardo saiu da banda e foi substituído pelo Bruno.
No bar do Hanoi com Bruno no vocal, participação especial de Dibruço na bateria (2004).
 Com o Sagaz indo morar em Belo Horizonte, os ensaios e shows ficaram mais escassos. Porém, mais um show marcante rolou no dia 1º de janeiro de 2005, ao lado das bandas Mausoleum e Snakes no bar do Adriano: o Hanói Pocket Show. Três bandas tocando thrash metal, hard rock e rock progressivo no 1º dia do ano, à tarde, no centro da cidade.

Snowflake em ensaio, destaque para Adriano Hanoi dos Santos, no canto direito da foto.

O primeiro Hanoi Pocket Show (2005), organizado por Adriano Santos, e que deu origem ao Hanoi Pocket Show que aconteceu na Casa de Cultura a partir de 2008.

 Depois disso a banda só foi se reunir novamente no carnaval de 2006, no mesmo bar, já com outro dono. A reunião durou somente uma apresentação.

Snowflake reunion (2006).

A banda encerrou suas atividades pois já não era mais possível manter um ritmo constante de trabalho. Thiago Jorge, Daniel e Lucas estavam morando em Belo Horizonte. Em 2008 a banda se reuniu mais duas vezes para tocar nos Hanói Pocket Show 1 e 2 na Casa de Cultura de Arcos.

Hanoi Pocket Show I na Casa de Cultura (2008).

Snowflake após seu último show. Hanoi Pocket Show II (2008).

Músicos que tocaram na Snowflake:

Daniel Mudo: 2002 – 2008
Thiago Jorge: 2002 – 2008
Wesley: 2002 – 2003
Thiago Xavier: 2002
Rodolpho Vaz: 2002
Ricardo: 2003 – 2008
Lucas Sagaz: 2003 – 2008
Texto gentilmente escrito por Daniel "Mudo" Rabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário